top of page
Buscar

O diagnóstico de solo mostra como devemos usar a terra

  • Foto do escritor: Cria Propaganda
    Cria Propaganda
  • 26 de out. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 5 de fev. de 2024



No cenário global, o Brasil é um dos grandes destaques ao ocupar as primeiras posições no ranking de países que mais produzem alimentos. Por aqui, a produção agrícola cresce a cada dia. Segundo um estudo realizado pelo MapBiomas, de 1985 a 2022, a área destinada para agricultura cresceu 41 milhões de hectares.


Ainda segundo os dados da entidade, juntamente com as estimativas da Embrapa Territorial e NASA, as áreas de cultivo espalhadas pelo território nacional ultrapassam a marca de 60 milhões de hectares. É muita lavoura produzindo ao mesmo tempo, concorda?


Saber as características de cada hectare é o segredo para acabar com erros e aumentar o potencial produtivo da lavoura

No entanto, nem sempre a produtividade se mantém em constante crescimento. É que a grande maioria dos produtores desconhecem as características e demandas da sua área de plantio, além de não saberem como fazer o uso correto do solo para aumentar a fertilidade e o potencial produtivo da terra.


O sucesso está no conhecimento

Em entrevista para a Embrapa Meio Ambiente, o pesquisador, Lauro Pereira, ressalta que erros no manejo podem acarretar sérios problemas. Um deles é a clássica erosão, que ocasiona a perda de nutrientes fundamentais para o desenvolvimento dos cultivos. “Enfim, comprometimento não só da produção agrícola, mas também da qualidade do solo e disponibilidade de água", diz Lauro.


Mas essa situação pode ser evitada ou revertida com o diagnóstico de solo. Cá entre nós, ainda bem, não é mesmo? Bom, ele é feito de modo bem cuidadoso e planejado. Todo o material extraído é analisado de forma minuciosa para detectar os fatores que estão afetando a saúde do campo. Além disso, como esse procedimento, é possível que o produtor conheça melhor a estrutura e a composição da sua terra.


Com os resultados em mãos, o agricultor poderá traçar metas e fazer as correções necessárias, sempre respeitando as características de cada hectare, podendo explorar ainda mais as potencialidades da sua propriedade e, assim, aumentar os níveis de qualidade da sua plantação e colheita.


Vale ressaltar ainda que por meio do diagnóstico de solo, o homem do campo pode contribuir efetivamente com a preservação do meio ambiente, já que há um maior controle na utilização de todos os recursos naturais e insumos para o crescimento e a proteção das plantas.


O que fazer?

Dê o primeiro passo agora para produzir mais e melhor. Converse com a gente para solicitar o seu diagnóstico de solo. A equipe da SPD vai até você para te auxiliar a alcançar a colheita dos seus sonhos.



Referências:

 
 
 

תגובות


bottom of page